SINTET delibera pela suspensão da greve

10/11/2016 10/11/2016 18:22 1583 visualizações
Aulas devem ser retomadas na próxima quarta-feira, 16, após pagamento da Folha

Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira, 10 de novembro, o SINTET decidiu pela suspensão da greve da rede estadual. A educação deliberou por assinar o acordo que trata do pagamento da data-base encaminhado pelo governo estadual.
Sendo a proposta do pagamento da data-base 2016:
2% em janeiro de 2017; 2% em maio de 2017 e 5,83% em setembro de 2017.
O passivo da data-base 2015 a ser pago no ano de 2017.
A cerca do passivo do retroativo da data-base 2016, as negociações ficam em aberto.
Redução da carga horária de trabalho de 40h para 30h(Sendo 6 horas corridas).

A categoria em greve a mais de noventa dias também aprovou que as aulas devem ser retomadas na próxima quarta-feira, 16, após o pagamento dos servidores públicos estaduais. Os (as) trabalhadores (as) da educação devem participar nesta sexta-feira, 11, das manifestações do Dia Nacional de Greve, organizado pela Frente Brasil Popular e centrais sindicais, em protesto contra a PEC 55, também conhecida também como PEC da maldade. Os protestos acontecem durante todo o dia em todo país.
A educação deliberou ainda sobre os seguintes encaminhamentos:
Pela judicialização da pauta financeira da categoria (passivos);
Calendário de reposição unificado;
Calendário de reposição deve ser aprovado pelo Conselho Estadual de Educação;
Início do ano letivo de 2017 só a após conclusão do ano letivo de 2016;
Devolução do dinheiro referente ao corte de pontos efetivado de forma ilegal na Operação Tartaruga.

De acordo com o presidente do SINTET, José Roque Santiago, se o governo não cumprir o acordo proposto a greve pode ser retomada. “A greve está suspensa até o cumprimento integral da proposta apresentada pelo governo, desde que não haja perseguição e ou qualquer tipo de retaliação no pós – greve aos trabalhadores e trabalhadoras”, pontua José Roque.
O SINTET já notificou a secretária estadual de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, sobre a suspensão do movimento e solicitou ainda uma audiência para tratar do calendário de reposição.