SINTET abre reunião da Diretoria Ampliada nesta quinta-feira, 26

26/01/2017 26/01/2017 14:03 697 visualizações

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (SINTET) realizou na manhã desta quinta-feira, 26, em Palmas a abertura da primeira reunião da Diretoria Ampliada de 2017. A reunião esta prevista para encerrar ao meio dia de amanhã.

O presidente do SINTET, José Roque Santiago e o secretário – geral, Carlos de Lima Furtado saudaram os líderes sindicais, e o professor Damião Rocha (UFT), que foi convidado para fazer a palestra de abertura.

O professor Damião Rocha (UFT) contribuiu com uma rica análise sobre a “PEC 786” que trata da Reforma do Ensino Médio. Segundo o professor, a reforma do ensino médio infere diretamente em perdas educacionais e implica na precarização da educação pública. “A reforma proposta pelo governo Temer tem como objetivo reduzir a aprendizagem dos estudantes aos ditames do mercado e fomentar a privatização das escolas e a terceirização de seus profissionais”, disse o professor.
Rocha também falou que a todo o debate feito no CONAE para elaboração do Plano Nacional da Educação (PNE) foi desconstruído pela reforma do ensino médio e pela PEC 241 “dos gastos”. “Como iremos implementar as metas estabelecidas no PNE com essas medidas? Não se faz mudança na educação sem investimento, sem carreira, sem concurso”, afirmou o professor.

A reunião da diretoria discutiu ainda sobre as novas estruturas curriculares da rede estadual e o fechamento de turmas em algumas escolas. Segundo o secretário de finanças do SINTET, Nilton Pinheiro, as mudanças são visíveis e precisam ser estudadas. “A Seduc mais uma vez vai implementar as mudanças para só depois discutir”, disse Nilton Pinheiro.

Ás 14hs será realizado a análise conjuntura Reformas do governo Temer, pela presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas  Gerais(SINDIUTE), Beatriz da Silva Cerqueira.