Bia do SINDIUTES/MG fala sobre reformas do governo Temer

27/01/2017 27/01/2017 14:06 1205 visualizações


A segunda agenda de discussões iniciada às 14h aconteceu no auditório da ETI Pe. Josimo, e teve como tema: A análise de conjuntura Reformas do governo Temer, ministrada pela presidente do SINDIUTES/MG, Beatriz  da Silva Cerqueira.

Bia, (como é conhecida) iniciou sua fala dizendo que 2017 inicia um novo ciclo e esse novo ciclo significa uma mudança estrutural, que muitos talvez nunca viveram. Trata-se de um ano difícil devido às consequências do Golpe de Estado no país que derrubou a presidenta eleita, Dilma Roussef.

2017 não é um ano comum, mas um ano de dificuldades, não mais um ano de lutas como tem sido os anteriores, mais um ano em que precisamos conversar com as diversas categorias para juntos enfrentar essa conjuntura de golpe.

Segundo Bia, as tratativas que levaram ao Golpe têm como principal objetivo a retirada do conjunto de direitos dos/as trabalhadores/as. “A elite brasileira nunca concordou com os direitos dos/as trabalhadores/as, nunca aceitaram a constituição de 88, não aceitaram a CLT e as reformas do governo golpista Michel Temer vem anular a garantia desses direitos”, disse.

“Em Minas Gerais a conjuntura não está fácil, aliás, não há conjuntura fácil em nenhum lugar”, disse Bia ao fazer referência a Aécio Neves e ao governo de Minas Gerais.

“Precisamos sair das bolhas e organizar a luta”, finalizou.

Ao encerrar sua análise Bia recomendou aos companheiros/as de luta a leitura da Trilogia de Jorge Amado “Subterrâneos da Liberdade”.



 Resumo da trilogia:
Volume I - "Os Ásperos Tempos"A luta do povo brasileiro pela liberdade durante os tempos do Governo de Getúlio Vargas constitui o tema fundamental do romance tripartido. Os Subterrâneos da Liberdade. "Os Ásperos Tempos", primeiro volume da trilogia, traz a instauração do regime ditatorial do Estado Novo, o comportamento das forças políticas, os ideais proclamados e os primeiros movimentos de resistência.

Volume II - "Agonia da Noite"A luta do povo brasileiro pela liberdade durante os tempos do Governo de Getúlio Vargas constitui o tema fundamental do romance tripartido. Os Subterrâneos da Liberdade. "Agonia da Noite", segundo volume da trilogia, aborda o período em que o regime de Vargas já estava instaurado, mostrando que as promessas não foram cumpridas, deixando o povo sem opção.

Volume III - "A Luz no Túnel"A luta do povo brasileiro pela liberdade durante os tempos do Governo de Getúlio Vargas constitui o tema fundamental do romance tripartido Os Subterrâneos da Liberdade. "A Luz no Túnel", terceiro volume da trilogia, completa o painel sobre a vida do povo brasileiro durante o Estado Novo, contando as grandes lutas então travadas na antiga capital e no interior.