MOÇÃO DE APOIO À GREVE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE PALMAS/TO

21/09/2017 21/09/2017 09:37 840 visualizações

O Conselho Nacional de Entidades – CNE, instância deliberativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, que reuniu em Brasília nos dias 14 e 15 de setembro de 2017 mais de 100 representantes de suas entidades de base filiadas de todo o Brasil, vem a público prestar apoio a greve dos/as trabalhadores/as em educação do município de Palmas/TO e, na figura de seu Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET), filiado a esta CNTE, se solidariza com o movimento grevista da categoria iniciado no último dia 05 de setembro.

Mais do que nunca, os tempos atuais vividos no Brasil exigem coragem aos lutadores sociais deste país. O ataque à educação pública se constituiu em uma das primeiras medidas deste governo golpista e corrupto que se apoderou do governo brasileiro de forma ilegítima e sem voto. Os trabalhadores em educação, então, devem ser, da mesma forma, os primeiros a se colocarem na linha de frente da resistência ao golpe e na luta pela democracia.

De forma contundente, os/as educadores/as brasileiros/as também repudiam a ação da gestão municipal da cidade de Palmas, que não honra os compromissos firmados com a categoria desde o ano de 2015 e reproduz na cidade os mesmos ataques à educação proferidos pelo governo federal. E se não bastasse o descumprimento do acordo, a prefeitura apresenta uma proposta alternativa que não avança em nada nas pendências com a categoria, em uma postura de total desrespeito com os/as educadores/as da cidade. Um governo que não cumpre as diretrizes do Plano de Carreira de seus profissionais da educação não pode mesmo ser respeitado!

Os/as educadores/as brasileiros/as se solidarizam, assim, com a luta empreendida pelos trabalhadores/as em educação do município de Palmas/TO e repudiam, de forma veemente, a gestão municipal desta cidade que impede a garantia de direitos de seus trabalhadores/as!

Brasília, 15 de setembro de 2017
Conselho Nacional de Entidades - CNE da CNTE