Sintet apura denúncias de profissionais da educação de Palmas que estariam trabalhando sem escalas

18/08/2020 18/08/2020 08:38 843 visualizações

Há caso inclusive, segundo a denúncia, de que alguns profissionais estariam trabalhando até com testagem positiva para COVID-19. Sindicato oficiou a secretária de educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), através da direção da regional de Palmas estiveram na Escola Municipal Francisca Brandão, localizada na região sul de Palmas, nesta segunda-feira (17), após receber queixa de que profissionais da educação que atuam no apoio da escola estariam trabalhando sem escalas e alguns até com testagem positiva para a COVID-19.

Ao tomar conhecimento da denúncia, diretores do Sintet Regional de Palmas estiveram in loco na unidade conversando com estes trabalhadores e com a direção da escola.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a SEMED tem orientado que as equipes de apoio e administrativo das escolas devem trabalhar em sistema de escalas, a cargo da gestão da escola com objetivo de evitar a aglomeração de pessoas. No entanto, algumas unidades não estariam respeitando essa importante medida de segurança, o que com razão, tem deixado a categoria preocupada e em alerta.

Devido as denúncias na unidade citada, o Sintet oficiou nesta segunda-feira, 17, a secretária da educação alertando para este problema, cobrando ainda medidas efetivas de controle sanitário para preservar os trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo no plano de ação de controle e cuidados nas 24 unidades que serão disponibilizadas como suporte às unidades básicas de saúde no implemento de ações de atendimento aos casos suspeitos e/ou confirmados da COVID-19 e de atendimento a pacientes com queixas não relacionadas a síndrome gripais.

O Sintet entende que esta parceria entre SEMED e SEMUS, neste momento crítico da pandemia no município de Palmas é importante, contudo, quer garantias de que estes profissionais, que atuarão agora na linha de frente, sejam capacitados e que a prefeitura garanta todos os equipamentos de proteção individual, bem como todas as condições de segurança.

Diretoria do Sintet Regional de Palmas