Proposta foi encaminhada para a categoria nesta terça-feira após reunião na prefeitura com SINTET, Vereadores e Prefeito.
Comunicação – Movimento Grevista da Educação de Porto Nacional
Em assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), através da Regional Porto Nacional, nesta terça-feira, 10, na Escola Municipal Dr. Euvaldo Thomaz de Souza, onde os professores debateram a proposta do Executivo Municipal enviada à categoria. Além dos professores, participaram da assembleia os vereadores Jefferson Lopes, Adael e Soares Filho.
A gestão municipal encaminhou duas propostas para a categoria, sendo que a primeira proposta dispõe de um aumento salarial de 18,6% para o nível de graduados e 14% para os demais níveis. A segunda proposta foi um aumento para os técnicos de magistério de 15% e reajuste proporcional na tabela do PCCR, obedecendo os percentuais dos níveis.
Após discussões os profissionais rejeitaram as propostas, por entender que não atendem às expectativas do movimento e ainda ferir o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Profissionais de Educação (PCCR).
Durante a assembleia, o vereador Jefferson Lopes em contato com o prefeito, encaminhou aos professores uma proposta de 18,5% para apreciação. Entretanto, o Sintet aguarda o encaminhamento da proposta mencionada para decisão em assembleia geral.
Diante das propostas encaminhadas a categoria, em assembleia foi decidido o envio de uma contraproposta de 20%, escalonando os demais percentuais em quatro vezes (junho, julho, agosto e setembro) até chegar aos 33,24%. Ainda, a prefeitura deverá garantir os direitos dos percentuais da tabela.
O Sintet afirma que enquanto não obtiver um retorno oficial da contraposta, e que esta seja aprovada em assembleia geral, a categoria continua em greve.
Programação
11/05/2022 - Quarta-feira
08h30 – Marcha dos professores no setor Vila Nova – Porto Nacional
08h às 17h - Mobilização no Ponto de apoio na Subprefeitura – Distrito de Luzimangues.