A proposta consiste em realinhar o salário de acordo com o piso, para isso vai pagar o restante do reajuste de 12,84% em duas parcelas, sendo 6% em julho e 6,84% em agosto de 2022.
Os profissionais da educação da rede municipal de Esperantina, na região do Bico do Papagaio, entraram em acordo após apresentação de nova proposta da Prefeitura de Esperantina sobre o reajuste de 12,84% devido à categoria. A proposta foi aprovada em assembleia, onde houve consenso entre sindicato, categoria e a gestão municipal. A categoria reivindica o realinhamento do salário de acordo com o reajuste do piso do magistério 2022 que é deR$ 3.845,63.
Impasse
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) recomendou que a Prefeitura retirasse o reajuste concedido durante a pandemia (12,84%), e agora a categoria está cobrando a incorporação desse reajuste de 12,84% porque o salário ficou abaixo do piso do magistério para 2022.
“A educação do município aprovou a proposta apresentada pela Prefeitura e logo retira o estado de greve, uma vez que a gestão propõe cumprir os anseios da categoria” disse o presidente do Sintet Regional de Augustinópolis, Jules Rimet.