Nesta quarta-feira, 08 de junho, o Sintet Regional de Gurupi esteve em várias escolas municipais de Gurupi entregando panfletos explicando à comunidade o motivo das paralisações dos profissionais da educação e solicitando apoio e compreensão dos pais para continuar lutando pelos direitos da categoria.
As paralisações e o estado de greve que a educação municipal de Gurupi se encontra é devido a falta de pagamento do reajuste do piso na carreira e readequação de níveis por parte da gestão da prefeita Josi Nunes.
No começo deste ano, o presidente assinou portaria que definiu o reajuste de 33% no piso salarial dos educadores no valor de R$ 3.845,63. O esperado pela categoria era que a correção da tabela acontecesse automaticamente em cumprimento da lei, no entanto, não foi o ocorrido. O Sintet procurou a gestão municipal (Prefeitura/Secretaria da Educação) diversas vezes para solicitar o cumprimento da lei e do valor do repasse na Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério Público do Município de Gurupi, que considera como cálculo para ajustes da tabela o Piso Nacional em vigor, porém, sem sucesso até o atual momento.