NOTA DE REPÚDIO CONTRA A GESTORA DA SEMED DE LAJEADO/TO

22/08/2022 22/08/2022 16:43 765 visualizações

O Sintet Regional de Miracema, por meio do seu presidente, Iata Anderson Pio Vilarinho, vem através desta nota, repudiar veementemente a tentativa da Secretária Municipal de Educação de Lajeado, Luíza Brasileiro e da diretora da Escola Municipal Juscelino Kubistchek, Valdirene Gomes em macular o Sintet e o seu presidente regional.

Vamos aos fatos:

1.   Das inverdades:

·        Em nota, e sem detalhar os fatos, a Secretaria Municipal de Educação insinuou que o presidente regional do Sintet agiu de maneira: “mal comportamento”, “ferindo os princípios éticos”, “morais” e “sociais”. Finalizando a nota ameaçando processá-lo por desacato.

2.   Das verdades:

·        O que ocorreu foi que no dia 19 de agosto, por volta das nove horas da manhã, o presidente Regional do Sintet Miracema, o prof. Iata Anderson, juntamente com os professores Adjunior Jacó de Araújo, José Alves Nunes do Nascimento Júnior e Josevaldo Santana Coelho, chegaram à escola e se dirigiram até a diretora para se apresentarem e informá-la a respeito de uma reunião sindical com o corpo docente no horário de intervalo da referida escola. Para a nossa estranheza, a diretora de imediato respondeu que não iria permitir que fizéssemos a reunião no interior da escola, uma vez que, segundo ela:  “a escola seria impactada por nossa presença”.

·        De imediato argumentamos, de forma respeitosa, contra a postura da diretora escolar, afirmando que ela não poderia cercear o direito dos servidores de dialogar com o seu sindicato. Diante disso, a diretora manteve a negativa e, numa postura autoritária, afirmou em alto e bom som que: “se quiséssemos, fôssemos conversar na rua”.

·        Após isso, o prof. Iata Anderson se dirigiu até a sala dos professores e comunicou aos presentes que mesmo diante da postura da diretora iria fazer a conversa no horário do intervalo.

·        Portanto, o que a secretaria de educação alega em sua nota, não condiz com a verdade. Pois o que o presidente regional do Sintet fez foi rebater, de maneira enfática, a forma autoritária e desrespeitosa que a diretora evidenciou na ocasião – se achando a dona da escola; e, com isso, demostrando ser uma pessoa com total desprezo pela coisa pública.

·         Contudo, esclarecemos que a ida à escola faz parte da atividade sindical que foi deliberado em assembleia da categoria nos dias 17 e 19 de agosto do corrente ano. Esclarecemos ainda, que a categoria da educação está em alerta de greve por conta das constantes tentativas do governo municipal em dar o calote no reajuste dos trabalhadores do quadro do magistério, como também, da recém investida da gestão em processo de sindicância atacando de forma covarde os direitos adquiridos por meio do PCCR de 33 (trinta e três) professores.

·        A nota da secretaria de educação afirma que “a gestão sempre esteve aberta ao diálogo”. Perguntamos então: qual o diálogo? Quando? Para nós do Sintet, o diálogo pressupõe igualdade entre as partes que dialogam. O diálogo para nós é na forma horizontal e não verticalizado como a gestão de Lajeado tem praticado.

·        Por fim, o Sintet se coloca e sempre se colocou à disposição para o diálogo e para o debate de forma sincera e transparente; tendo os princípios republicanos como norte principal nas relações institucionais.

SINTET REGIONAL DE MIRACEMA – Sempre na vanguarda da defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

Atenciosamente,

Iata Anderson Pio Vilarinho