Palestra com jornalista Paulo Henrique Amorim e mesas de debates marcam 2º dia do Congresso

13/10/2016 13/10/2016 17:34 1426 visualizações

O segundo dia do XI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação do SINTET – Paulo Freire, iniciou com uma extensa programação de mesa de debates na manhã desta quinta-feira (13), no auditório do ETI Padre Josimo Tavares. A abertura do evento teve início com a leitura do regimento do Congresso, que teve a aprovação de todos os participantes.

Após a leitura do regimento, deu-se início à primeira mesa de debate do dia, que foi ministrado pelos palestrantes, Carlos de Lima Furtado (SINTET) e Maria Isabel Azevedo Noronha (Apeoesp/CUT), e mediada pelo Secretário de Formação do SINTET, Jules Rimet e pela presidente da Regional de Araguaína, Eunice Conceição, com o seguinte tema: “a luta sindical por manutenção e ampliação dos direitos e Conjuntura do Tocantins. Após a palestra, a mesa de debate abriu espaço para cinco questionamentos feitos pelos delegados participantes, que assumiram a palavra e sanaram suas dúvidas.
A segunda mesa de debate da manhã foi ministrada pelo palestrante Alysson de Sá Alves, que traz como discussão principal o tema: “reforma política como processo constante”. A mesa de debates foi composta pela secretária de políticas sociais do SINTET, Francisca Rocha e o presidente do SINTET Regional de Miracema, Iata Anderson Vilarinho.

Conversa Afiada X Lançamento do Livro o Quarto Poder
Já a tarde aconteceu a palestra mais esperada. “O Papel da mídia na (des)construção da Democracia, ministrada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim (do Blog Conversa Afiada). Paulo Henrique falou sobre a trajetória da mídia e a gestão política com os governos ao longo das últimas décadas. “Tá na hora do sindicalismo brasileiro transcender, por quê a direita não gosta da democracia brasileira, pois a democracia é o povo”, disse Paulo Henrique Amorim ao se referir as emendas parlamentares em discussão na câmara federal, em especial a “PEC do Fim do Mundo” (PEC 241) que retira os investimentos em educação e saúde pelos próximos vinte anos.
Após a palestra, delegados/as fizeram perguntas e questionamentos ao jornalista sobre o assunto ministrado. Em seguida, Amorim autografou seu livro para vários admiradores do seu trabalho.

Pré-sal x Financiamento da Educação
As atividades da tarde foram encerradas com a Mesa de Debate ministrada pelo vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Milton Canuto. Em discussão o tema: “Pré-sal e financiamento da educação.
Milton falou da importância da conquista do pré-sal para o financiamento da educação e sobre outras conquistas fundamentais para o avanço da luta da Educação, dentre elas citou a Emenda Central nº59/2009, que alterou o artigo 214 da Constituição Federal (CF/88) permitindo a vinculação ao PIB às metas de financiamento da educação, conquistas estas ameaçadas pelo PL 257/2016. “O PLP 257 é o extermínio dos direitos dos trabalhadores”, disse Canuto.
Ascom SINTET/Nubia Martins e Savick Brenna.