SINTET participa do Coletivo Antirracismo da CNTE

02/03/2016 02/03/2016 15:47 827 visualizações
Com Tema: O Racismo nos Meios de Comunicação o Coletivo Antirracismo Dalvani Lelis da CNTE, reuniu se com representantes de 16 estados para discutir a invisibilidade do negro nos grandes grupos de comunicação de massa. O evento teve como palestrante o Professor Edson Lopes Cardoso, Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), que diante de sua vasta experiência na formulação de políticas publicas pela igualdade racial, ajudou na reflexão e no planejamento do coletivo para o enfrentamento social.

Numa de suas falas o Doutor Edson Cardoso afirmou que “o enfrentamento antirracista tem que ser feito dentro de uma proposta coletiva e não de maneira individual, na qual o sujeito se coloca na condição de uma instituição”, ele considerou que as ações e as ideias de cada indivíduo, são importantes e necessárias, porém, elas só serão impactantes se forem incorporadas aos grupos que possuem um acúmulo histórico no engajamento antirracista.

Durante as diversas intervenções dos participantes uma fala foi recorrente, foi o avanço concreto nas conquistas dos negros pela sua autoafirmação, processo este, que segundo a Professora Iêda Leal, Coordenadora do Coletivo da CNTE se deve a implantação das políticas publicas gestadas nos últimos 13 anos aliadas as mídias alternativas que gera um tensionamento dentro dos monopólios tradicionais, levando-os a cederem mesmo que a conta gosta. Diante de tudo isso, uma das estratégias discutidas no encontro foi à produção de mídias alternativas para as redes sociais, para dar visibilidade as ações do coletivo, pois um dos maiores males que a grande mídia causa a luta pela igualdade racial é negar a realidade da população negra.

O encontro também teve como ponto central o planejamento do Seminário Nacional, que terá como tema: Já faLEI 10.369 vezes que racismo é crime, ainda foram sugeridas algumas temáticas para discussão da comissão organizadora, tais como; mídia, currículo, religião, educação infantil e genocídio da juventude negra. A ideia do seminário é, alem de debater os temas acima propostos, abrir espaços e estandes para os estados apresentarem suas experiências e produções tanto literárias, quanto artísticas e, ao final será construído um documento que servirá como referencia na luta contra o racismo e pela igualdade social.

Drawlas Ribeiro
Secretário de Comunicação SINTET