Sintet diz não à vinculação da Unitins no orçamento da educação

09/11/2023 09/11/2023 14:34 517 visualizações

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), vê com preocupação a vinculação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) ao orçamento da Educação Básica, esta sob a gestão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Para o Sindicato, não há possibilidade jurídica de vinculação do orçamento do ensino superior ao do financiamento da educação básica, justamente porque é a educação básica a etapa de ensino de competência do governo estadual.

A garantia da educação básica com qualidade social e a democratização da gestão implica no financiamento e na gestão adequada dos recursos educacionais, condição necessária para a consagração do direito à educação.

“Temos todo o respeito ao ensino superior e a universidade e coadunamos com sua autonomia e gestão social e financeira, mas é nosso dever lutar pelo financiamento da educação básica. Não há a menor possiblidade do Sindicato aceitar essa fusão orçamentária com o ensino superior visto possíveis prejuízos à valorização dos profissionais da educação e a qualidade da educação básica”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

A luta do Sintet é pela garantia de mais recursos para a educação e não o contrário, essa possível vinculação de recurso é fator de risco ao financiamento da educação básica, constitucionalmente de obrigação dos estados e municípios.

Vincular o orçamento da Unitins, que garante 1% do orçamento estadual à instituição, cifras em torno de R$ 130 milhões anuais impacta diretamente a contabilização do gasto constitucional mínimo com a educação básica, que é de 25%. A vinculação, portanto, é inadmissível pois incide ainda mais na precarização dos profissionais da educação básica.

Estudos mostram que a vinculação mínima de 18% para a União e 25% para estados e municípios não asseguram os recursos necessários para superar os problemas educacionais vigentes, por isso a luta do Sindicato para a elevação dos recursos financeiros para além do mínimo constitucional.

A educação básica no estado está pedindo socorro, sobretudo, no ensino médio. Muitas escolas ainda não possuem sequer quadra de esporte, laboratórios, além da falta de material de apoio pedagógico.

Mais Fotos